Quantos adolescentes estão lendo a Bíblia?

bible-reading-620x442

Por Rob Hoskins

Um artigo escrito no blog barna.com destaca algumas tendências quando se trata de adolescentes e da Bíblia.

As taxas de alfabetização bíblica estão caindo:

Um rápido aprofundamento por meio de outras fontes revela a questão do analfabetismo bíblico de maneira mais profunda.

Analfabetismo bíblico: Enquanto muitos adolescentes podem estar lendo a Bíblia, a maioria não se envolve com a Escritura na profundidade ou frequência necessária para internalizar suas mensagens. A alfabetização bíblica está em um índice mínimo, bem como entre seus líderes e pais. A maioria dos adolescentes e adultos não tem conhecimento das principais doutrinas bíblicas e da metanarrativa da Escritura.

Um relatório de 2016 feito pela American Bible Society aponta que 75% dos adolescentes estão lendo a Bíblia uma vez por mês ou menos. Isso, infelizmente, significa que a influência das Escrituras em sua vida cotidiana está diminuindo.

Os indicadores do verdadeiro envolvimento com as Escrituras

Se os jovens não estão envolvidos com as Escrituras de uma maneira que está reforçando a maturidade espiritual, o que devemos fazer para ajudá-los? Os indicativos de uma pessoa que está cada vez mais envolvida com a Palavra de Deus são:

Conhecimento bíblico

Ajude os alunos a ler e a articular a história bíblica.

Quando os alunos leem a Bíblia com maior regularidade e por longos períodos de tempo, eles entenderão melhor o “quem” e o “o que” das Escrituras: as pessoas envolvidas e como elas se relacionam umas com as outras.

Competência bíblica

Ajude os alunos a interpretar e (auto) refletir sobre a história bíblica. Com o engajamento e os compostos da Bíblia, a competência aumenta. os alunos são capazes de processar o “porquê” das Escrituras, fazendo perguntas mais profundas sobre o significado do texto e o seu contexto.

Influência bíblica

Ajude os alunos a viver e responder a história bíblica com suas próprias vidas enquanto se relacionam com Deus, o mundo e os outros. À medida que os alunos crescem em seu conhecimento e experiência do amor de Deus por eles, eles responderão amando a Deus e ao seu próximo.

Uma vez que uma pessoa é capaz de reconhecer que a história da Bíblia se relaciona diretamente com a sua própria vida, eles podem ver como sua vida faz parte da história de Deus.

O ciclo de crescimento

A relação entre conhecimento bíblico, a competência e a influência é mais matizado do que sequencial. As categorias são mutuamente informadas – cada uma com a capacidade de informar e moldar as outras duas. Há sobreposições significativas entre as categorias, e o denominador comum para o crescimento é a frequência da Palavra de Deus ao longo do tempo.

A métrica mais confiável

Quando os adolescentes estão verdadeiramente envolvidos na Palavra de Deus, a influência bíblica será evidente. Não só será visto em sua própria vida, mas como a influência da Bíblia se infiltra em todas as áreas de suas vidas, ela irá influenciar os outros quando eles começarem a viver fielmente em resposta ao amor e graça de Deus e de acordo com o ensino bíblico.

Embora possamos quantificar o tempo gasto na Palavra de Deus, o verdadeiro indicador do engajamento das Escrituras é a transformação da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *