Momento “cheerios”

Cheerios-Moment-645x280

Por Rob Hoskins

Parece que foi num piscar de olhos que a Kim e eu levamos as nossas meninas do hospital para casa e então para o altar.

Ainda que a etapa de recém-nascidas foi ótima, Kim e eu achamos que algumas das nossas melhores lembranças vêm da fase entre 1 e 3 anos de vida de nossas meninas. Celebramos quando cada uma descobriu como se sentar e começou a mover-se. Os anjos se regozijaram quando espalhamos pelos tabuleiros das suas cadeirinhas pequenos e redondos O’s (*refere-se ao tradicional cereal americano Cheerios) e as meninas descobriram como levá-los às suas próprias bocas.

“Olha! Ela conseguiu! Ela está se alimentando sozinha! Olha como ela está feliz – ela está tão orgulhosa de si mesma! Estamos mandando bem nesta coisa de pai e mãe!

Eu afirmo a vocês – pais, trabalhadores jovens e líderes – que hoje celebramos o mesmo “momento Cheerios” no desenvolvimento espiritual de seus filhos e jovens. É extraordinário ver uma criança despertar para a maravilha da bondade de Deus, ser atraída pela verdade encontrada em Sua Palavra e, então, começar a alimentar-se sozinha.

Com o impacto da Internet e as inovações rápidas da tecnologia, esses “momentos cheerios” estão acontecendo em idades mais novas – às vezes, antes de uma criança estar pronta para digerir as informações, o mundo já está avançando sobre elas.

PT 2 low

Os adolescentes de hoje já têm celulares quando ainda estão no ensino primário ou fundamental, enquanto que as gerações anteriores só podiam adquirir algo assim quando já estavam no ensino médio ou na faculdade. Mudanças assim estão modelando os comportamentos.

PT low

O acesso de praticamente 24h por dia e 7 dias por semana na ponta dos dedos está forçando as crianças mais novas a lidar com realidades, mesmo com realidades espirituais, que tradicionalmente as pessoas não encontrariam até mais tarde na vida.

Independentemente da fé ou da experiência familiar, os adolescentes com alta exposição à mídia relatam os níveis mais altos de: Uso de substâncias; Comportamentos relacionados à sexualidade – pornografia e prática do sexo. Pesquisar ou conversar online e enviar mensagens de texto são algumas das formas mais populares e influentes de mídia em todo o mundo (em comparação com TV ou música). Resumo: A influência da mídia está relacionada com alguns dos comportamentos adolescentes mais destrutivos – sexo, crime e abuso de substâncias.

O acesso irrestrito à informação e tão cedo está forçando a juventude de hoje a não só lidar com tópicos pós-adolescentes, mas a se “auto-teologizar” – antes do que em qualquer outro momento da história. É por isso que a OneHope se concentrou em desenvolver ferramentas impactantes de envolvimento com as Escrituras digitais, inclusive fazendo parcerias, como no Aplicativo da Bíblia para Crianças (BAFK). Esta ferramenta poderosa permite que o “momento cheerios” – em que crianças a partir de 1 ano de idade podem ouvir, interagir e se envolver na Palavra de Deus por conta própria.

A cultura é intensa e penetrante – busca capturar os corações e as mentes dos nossos jovens o mais cedo possível. Mesmo que os pais façam o seu melhor para limitar o tempo de tela, verificar os telefones dos seus filhos e utilizar aplicativos de controle parental, nossos filhos ainda têm acesso a mais informações do que estão preparados para entender e processar por conta própria. É por isso que precisamos fornecer aos nossos pequenos acesso à verdade nutritiva em uma idade jovem, seja através de um aplicativo ou offline. Isso os encorajará a buscar esse mesmo tipo de informação vital na internet assim que eles sejam capazes de navegar por conta própria. Se você ainda não viu uma criança pequena navegar em um smartphone ou tablet, confie em mim, eles são capazes!

A cultura é intensa e penetrante – precisamos capturar os corações e as mentes dos jovens o mais cedo possível.

Uma das histórias mais tocantes de um “Momento cheerios” que ouvi recentemente foi sobre um menino de três anos chamado Evan. Quando lhe perguntaram o que ele queria em seu bolo de aniversário, ele não pediu seu programa de TV favorito, o Homem-Aranha ou um tema esportivo – ele pediu que seu bolo fosse o aplicativo da Bíblia para Crianças.

Fazer de Jesus o herói de uma criança durante a fase crítica do “momento cheerios” ajuda a determinar quem eles vão adorar para o resto das suas vidas.

Faça com que Jesus seja o herói deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *