9 princípios para a Liderança Bíblica

“Estou grato por estar trabalhando ao lado de líderes incríveis como José Bernardo, que é vice-presidente da OneHope, supervisionando todos os nossos países lusófonos. Ele é um dos maiores líderes organizacionais e pensadores estratégicos que já conheci. Claro, ele compartilha nossa paixão e visão para envolver a próxima geração com a Palavra de Deus. Esta é uma poderosa exposição bíblica sobre os princípios de liderança necessários para influenciar e impactar a próxima geração, especialmente para aqueles que se comprometeram a ajudar a cumprir a Visão 2030” – Rob Hoskins, presidente da OneHope.

Por José Bernardo

Quando Jesus anunciou que Sua jornada a Jerusalém o levaria ao sofrimento, morte e ressurreição, a menção de Sua ressurreição levou dois discípulos de Jesus a perguntarem como poderiam desempenhar um papel maior na glória vindoura. Esta questão produziu uma reação de indignação nos outros dez discípulos. Jesus, em Sua sabedoria divina, respondeu com um ensinamento básico sobre liderança. A partir desse ensinamento, podemos reunir nove princípios de liderança que devem nos guiar como discípulos de Jesus.

Baseado em Marcos 10:42-45

1) Princípio da universalidade: “Jesus os chamou e disse…” – Mesmo quando os discípulos estavam divididos entre dois que queriam ser os mais importantes e dez estavam indignados com isso, Jesus chamou a todos para si.

2) Princípio da disparidade: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas” – Jesus enfatizou que o mundo tem um modo particular de pensar sobre liderança. A liderança bíblica é incompatível com aquilo que é mundano. Devemos liderar de uma maneira que substitua o que o mundo espera.

3) Princípio da integridade: “Não será assim entre vocês” – Jesus usou duas palavras que indicavam a ideia de “vir sobre” ou “contra” em conjunção com o conceito de senhor ou dono. É também altamente associado ao exercício da influência pessoal, como no culto à personalidade. Em oposição a essa ideia doentia de liderança, três vezes Jesus enfatiza uma palavra que significa “entre” ou “como”, na condição de algo que opera desde o interior. Portanto, a liderança entre seus discípulos exige integridade , como na cooperação do líder no grupo, no Corpo de Cristo.

4) Princípio da utilidade: “Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo…” – Aqui, Jesus indica um desejo positivo por algo que é razoável, digno de anseio. Jesus não está repreendendo o desejo de se tornar importante (grande), mas explica que a maneira correta de fazer isso é ser um servo. O termo usado aqui destina-se a ilustrar a ideia de alguém tão diligente que levanta poeira ao fazer alguma coisa. Assim, entre os discípulos de Jesus, ser importante é ser diligente e verdadeiramente útil.

5) Princípio da disponibilidade: “…e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos” – O conceito de escravo usado aqui é aquele de quem não tem direitos, mas pertence inteiramente a outro, que é um servo pessoal que vive à disposição de outra pessoa. Quando se trata do Reino, os seguidores de Jesus apressam-se a ser os primeiros a chegar para servir aos outros.

6) Princípio da reprodutibilidade: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido…” – Jesus usou o título “Filho do Homem” para enfatizar sua humilde humanidade enquanto pintava uma imagem de Sua glória. Esta frase poderia ser interpretada como “eu não me humilhei com a intenção de ser servido”, como Paulo o explicou: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens” Fp 2:5-7. Jesus é o modelo de liderança servil – implicando que devemos fazer o mesmo.

7) Princípio da humildade: “…mas para servir…” – Jesus afirma o propósito de Sua vinda para ser um servo diligente, fazendo um trabalho eficaz em favor de outras pessoas. Nas Escrituras, muitas vezes vemos o chamado para que os discípulos de Cristo se submetam, permaneçam abaixo, humilhem-se. Somente aqueles que estão na mesma posição, ou mesmo acima, podem optar por se humilhar e se posicionar abaixo. No Reino de Deus, a liderança exige que se considere os outros como superiores a si mesmo.

8) Princípio da generosidade: “…e dar a sua vida…” Além de escolher a posição de servo quando Ele era o Senhor, Jesus escolheu como Seu propósito dar a vida. Isso é extrema generosidade, viver para o bem dos outros. A ênfase dessa expressão não estava na morte vicária, mas na vida que Jesus viveu até aquele momento. Ele não estava se colocando como um modelo para o que Ele faria, mas pelo que Ele estava fazendo, pela maneira como Ele estava vivendo.

9) Princípio da produtividade: “…em resgate por muitos” – O termo grego, traduzido literalmente, significa “o preço pago pela libertação de um escravo”. Jesus viveu para produzir libertação. “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” Jo 8:31,32. Jesus dedicou sua vida à pregação e sua pregação nos libertou da escravidão do pecado. A vida e a liderança de Jesus ilustram maravilhosamente que a liderança sempre resulta em frutos preciosos para o Pai para quem Ele liderou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *