Inteligência Cultural

Cultural QI

Por Rob Hoskins, presidente da OneHope

Por que é crucial desenvolver a Inteligência Cultural?

Eu costumava pensar que a inteligência cultural era algo que nascia com você. Agora, estou começando a ver que não importa o seu nível, todos podem – e devem – aumentar a sua inteligência cultural.

A Inteligência Cultural é um amor pela diversidade que lhe permite trabalhar com diferentes culturas de forma eficaz.

Uma das habilidades mais necessárias para o futuro é um elevado QI Cultural. Em nosso mundo cada vez mais interconectado e globalizado, será extremamente importante compreender e apreciar as variações que a cultura traz.

A realidade é que a cultura importa. Infelizmente, o tema da cultura frequentemente se volta para o que a correspondente das Nações Unidas, Barbara Crossette, descreve como “um bate-bola ideológico e político onde a verdade é considerada sem importância”.

Como imagem e semelhança de Deus, somos feitos para interagir uns com os outros. Infelizmente, estamos vendo um contraste extremo dentro da raça humana. Alguns indivíduos são profundamente xenófobos e resistentes à diversidade e à integração da cultura. Ao mesmo tempo, outros estão dispostos a viver o conceito de amar ao próximo.

Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus. (Romanos 15:7)

foto

Como você pode testar a inteligência cultural de alguém?

Ao testar um filhote de cachorro para saber se ele pode servir como cão terapeuta, você o expõe a um acontecimento chocante, como deixar uma fôrma de alumínio cair no chão. Se o filhote se assusta, mas em seguida se aproxima da fôrma e a examina, ele está apto para a função. Mas se ele foge e se esconde depois do susto, ele não é capaz de lidar com as surpresas e rigores de ser um cão terapeuta.

Da mesma forma, você pode testar a inteligência cultural de alguns, colocando-os em uma imersão cultural e observar como eles reagem. Eles entram de cabeça nisso? Hesitam e se retiram? As reações deles indicam o quanto precisam crescer.

Você pode ensinar alguém a ter inteligência cultural?

Enquanto certos elementos da inteligência cultural são inatos, como uma personalidade inquisitiva, você pode abrir seus horizontes e aprender a amar outras culturas. Compre no mercado local cujo dono é “estrangeiro”, faça perguntas aos funcionários da loja e esteja disposto a tentar coisas novas. Comece por dar um passeio sem uma rota pré-determinada. Aumente sua capacidade de ser um ouvinte ativo começando uma conversa sempre com três perguntas no mínimo. Também aprenda a fazer pelo menos duas perguntas de aprofundamento depois de ouvir qualquer resposta. Aprenda quando falar e quando ficar em silêncio. Aprenda a abraçar e eventualmente se deleitar com ambiguidade – não tenha medo disso.

Eu recomendo a leitura do livro “Cultura importa: Como os valores dão forma ao progresso humano” se você quiser um curso intensivo de compreensão de como a cultura influencia todos os aspectos da vida. Eu sublinhei quase todo o livro – e não apenas porque sou um antropólogo cultural de coração. Entender como a cultura influencia e impacta tudo, desde a economia à política, da tecnologia à saúde, da religião à educação, da pobreza à expectativa de vida de cada pessoa neste planeta, é revelador e alucinante.

É necessário que todos os líderes tenham esse entendimento se quisermos alcançar o mundo com a mensagem do Evangelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *